sexta-feira, 6 de julho de 2007

Apple lança patente de mouse multi-touchscreen


A Apple sempre foi considerada uma empresa revolucionária no seu setor.

Todo mundo sabe que a grande maioria de seus produtos sempre levam uma marca característica da Apple, que é a praticidade embutida em um visual clean. Quem usa um Mac sabe do que estou falando, sendo que seu famoso Pro-Mouse sempre teve o seu charme privilegiado por seu design button-less, em conjunto com uma superfície transparente nos modelos mais comuns.

Mas agora, a Apple avança com um grande passo, pois aproveitando a onde de sucesso motivado pela tecnologia multi-touchscreen do iPhone (desculpem, não pude deixar de fazer a comparação :-P), Steve Jobs não perdeu tempo para patentear esta tecnologia nos mais variados dispositivos da maçã, que dentre eles, destacamos o mouse.

Trata-se de um mouse multi-touchscreen que utiliza a superfície lisa para oferecer uma nova maneira de efetuar os comandos, quando comparados com um mouse tradicional.

A superfície transparente do mouse receberá uma iluminação vinda de seu interior, enquanto uma câmera interna se encarrega de capturar constantemente sua imagem, tornando possível a identificação dos pontos onde o mouse é tocado.

Isto quer dizer que será possível a implantação de diversos novos recursos com esta tecnologia, tais como:

* O famoso "botão direito do mouse" em aplicações Mac;
* Controlar o mouse deslizando o dedo sobre a sua superfície;
* Realizar o comando "scrollwheel" (sem o scrollwheel);
* Comandos gestuais;
* Usá-lo como leitor de impressões digitais para aumentar a segurança;
* Customizar seus comandos e adaptá-los às nossas necessidades;

Em vista destas e outras vantagens, seus benefícios expandem-se para diversas situações. Imaginem a possibilidade de proteger nossos arquivos ou até acessarmos nossa conta no banco on-line via impressão digital? Além disso, comandos gestuais tornarão nossa vida muito mais prática, principalmente tratando-se de softwares gráficos, onde podemos efetuar gestos de rotação, deslize, zoom, além de, quem sabe, poder configurar nossos próprios comandos?

Creio que se depender da Apple, em alguns anos a tecnologia multi-touchscreen será um recurso muito comum no nosso dia-a-dia.

E então, quais são as suas espectativas com este mouse?

Para mais informações, confira o PCJoint.com

0 comentários:

Postar um comentário