Fiquei muito surpreso ao ler esta notícia porque de modo geral, não é normal ouvirmos falar da MS se preocupando com a privacidade dos seus usuários, por isso, fiquei impressionado e um pouco relutante por que pela primeira vez em muito tempo tive que dar um voto a favor da gigante do Bill Gates.
Acontece que nem tudo são flores neste caso, ou seja, essa atitude da MS não foi tomada pensando especificamente nos usuários, mas sim, em outros casos em que a empresa tem enfrentado problemas sérios com a lei, já que, o governo exige que a MS forneça dados sigilosos dos seus usuários, dados esses que também estão armazenados fora dos Estados Unidos, mas que, por causa das leis vigentes nos países onde se encontram, a empresa pode acabar tendo que ceder e entregar essas informações, como por exemplo no caso dos dados armazenados na Irlanda, os quais a NSA tem brigado com a MS para obter. A NSA , ou National Security Agency, é a Agencia Nacional de Segurança do US, e é também o maior órgão de criptologia de dados do mundo. Neste caso, se a MS se negar a fornecer as informações, quebrará as leis dos Estados Unidos, por outro lado, se ela der acesso aos dados, quebrará então as leis da UE (União Europeia), leis essas que protegem os dados atualmente.
Segundo a MS, os dados serão armazenados em um novo serviço na nuvem, e o acesso a essas informações será controlado exclusivamente pelo usuário e por um "data trustee", ou seja, em tradução livre, um “administrador confiável” que opera baseado totalmente nas leis da Alemanha. Para ter acesso aos dados, a própria MS precisará de permissão do data trustee, mesmo que seja instruída a fazer isso pelo governo dos Estados Unidos. E ainda assim, supondo que este administrador confiável conceda a permissão desejada, a MS só poderá acessar os dados sob a sua supervisão.
Ainda segundo informações da MS, o serviço de armazenamento destes dados será realizado pela T-Systems, uma subsidiária da gigante empresa de telecomunicações Alemã chamada Deutsche Telekom. Sobre esta nova parceria, Timóteo Höttges, CEO da Deutsche Telekom afirmou: “A Microsoft é pioneira nesta solução para seus clientes na Alemanha e Europa. Agora, os clientes que querem o controle total de seus dados, combinado com os serviços da MS na nuvem, terão uma excelente opção, e prevejo que este serviço será adotado em massa e muito rapidamente...”
Serão construídos dois novos centros de dados, sendo um em Frankfurt e outro em Magdeburg. Ambos oferecerão o Azure, Office 360, Dynamics CRM Online e outras ferramentas das nuvens a partir do segundo semestre de 2016. Os dois locais serão conectados por uma rede privativa, separada da internet, a fim de garantir que os dados nunca deixarão a Alemanha, pois farão sincronização entre eles em tempo real para fornecer cópias de segurança automáticas. A MS diz que a nova ferramenta será especificamente direcionada a empresas Europeias e organizações que trabalham com dados sigilosos, tais como instituições financeiras e de saúde.
A Microsoft ainda não esclareceu totalmente como estes novos data centers serão operados, sabe-se apenas que a MS vai construir os centros de dados, definir parte das normas de funcionamento e em seguida entregará as chaves ao administrador de confiança contratado. A MS diz que nenhum de seus funcionários diretos terá acesso independente aos dados vão circular por ali. Segundo reportou a ARS, a Microsoft deverá gastar algo em torno de 1,3 Bilhões de libras para expandir sua rede de centros de dados na Europa, e com esses novos empreendimentos, ela atingirá 24 data center em todo o mundo.
Mesmo que a princípio esse novo serviço será voltado somente a empresas, se a ideia funcionar como o esperado, provavelmente isso se expandira para o público e muito em breve, qualquer usuário comum poderá garantir este nível de segurança para os seus dados. Vamos esperar e torcer.
Fontes: billmullins | arstechnica
Imagem : Simon Carr - sob Creative Commons 2.0
Fontes: billmullins | arstechnica
Imagem : Simon Carr - sob Creative Commons 2.0
Essa é a nova Microsoft que temos, e coisas melhores estão por vir. Parabéns.
ResponderExcluirGostei da logo.