O Morph Concept mostra as oportunidades fantásticas para os dispositivos do futuro:
- Material flexível e transparente;
- Material auto-limpante, o que o torna mais fácil de ser preservado, reduzindo drasticamente a corrosão e aumentando assim a sua longevidade.
- Absorção da luz solar permite que as baterias sejam cada vez menor e carreguem cada vez mais rápido. Assim, os dispositivos ficam mais flexíveis e com uma autonomia muito maior;
- Nano-sensores permitem interação com o ambiente que nos rodeia, mostrando informações e permitindo uma tomada de decisão com conhecimento do que há ao nosso redor.
Como se não bastasse, a tecnologia usada no Morph Concept pode ser mais barata e incluir mais funcionalidades num espaço reduzido e flexível.
Design flexível e metamórfico
Usando as propiredades semelhantes a uma teia de aranha, o material torna-se elástico, permitindo que eles literalmente mudem de forma e se adaptem à tarefa realizada no momento.
Por exemplo, uma forma mais alargada proporciona uma tela maior, com mais informações para serem manipuladas. Uma forma mais fina pode ficar do tamanho ideal para ser usada como um celular (e realmente funcionar como um). Com alguns toques o dispositivo assume a forma de uma pulseira digital, agarrada ao seu pulso.
Analisando o ambiente ao redor
Nano-sensores permitiram analisar desde a poluição do ar naquele determinado ambiente, até mesmo reconhecer seguir rastros-bioquímicos de um alimento. Essas informações podem ser úteis tanto para monitorar as condições de uma zona onde nos encontramos, quanto se a maça à sua frente precisa ou não ser lavada.
Fantástico, não? Infelizmente não há previsão para implementação efetiva dessas tecnologias. O Morph Concept ainda é um…. conceito. Mas em algumas listas de discussão e em outros comentários fala-se em 2015 para termos algumas dessas novidades já viáveis comercialmente.
Site oficial do Nokia Morph Concept
Via .: Nokia Morph Concept
0 comentários:
Postar um comentário