O caos na cidade de São Paulo
Talvez você nem saiba, mas desde ontem à tarde uma grande parte da maior cidade do país está sem acesso à internet. O problema que está afetando o backbone da Telefonica está prejudicando principalmente os orgãos do governo, como delegacias de policia, Detran, bombeiros, Companhia de Engenharia de Trânsito e até no Poupatempo, programa criado para facilitar a vida dos habitantes na hora de tirar ou renovar documentos.
A situação é tão grave que nem boletins de ocorrência estão sendo feitos e muitas pessoas estão sendo orientadas a voltarem depois para utilizarem os serviços. A Telefonica divulgou uma nota dizendo que todos os seus técnicos e engenheiros estão trabalhando para resolver o problema e que a ainda não foi detectada a causa da falha.
Há relatos ainda de usuários da Speedy que também estariam enfrentando problemas de conexão e mesmo que você não more em São Paulo, não estranhe se sua internet ficar um instável.
A Telefônica divulgou uma nota dizendo que a falha do Speedy é "um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos".
O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, em entrevista à rádio CBN, disse que a Telefônica não sabe a causa da pane do Speedy, serviço de banda larga da empresa, que está afetando milhões de usuários no Estado de São Paulo.
Leia a nota oficial da Telefônica:
"Em relação à ocorrência técnica em alguns equipamentos que, desde a tarde de ontem (02/07), afeta parcialmente sua rede de transmissão de dados para serviços corporativos, a Telefônica vem prestar novas informações:
1 – O problema tem provocado funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados a grandes empresas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.
2 – Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos.
3 – As equipes da Telefônica e de seus parceiros trabalham em busca de um diagnóstico preciso do problema técnico, ao mesmo tempo em que buscam assegurar o funcionamento dos serviços que não foram afetados.
4 - A Telefônica esclarece que o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.
5 – A Telefônica estima que, até o final da noite de hoje, as equipes terão concluído o rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando.
6 – A Telefônica lamenta os transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com as novas informações que existirem.
Em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira (03/07), Antônio Carlos Valente, diz que não há previsão de retorno do serviço.
Há mais de 20 horas do início de uma pane no serviço Speedy, que deixa boa parte de seus 2,2 milhões de usuários sem acesso à internet - especialmente órgãos públicos e corporações - no Estado de São Paulo, o presidente da empresa, Antônio Carlos Valente, declarou que a operadora ainda não sabe o que está provocando o problema.
"Aparentemente é um problema extremamente complexo e raro", disse Valente, em entrevista à rádio CBN, na noite desta quinta-feira (03/07). O executivo informou que ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço, e não chegou a revelar o porcentual de usuários afetados pelo problema na rede de acesso em banda larga.
O presidente da Telefônica explicou que técnicos da operadora e de fornecedores de equipamentos trabalham para identificar a falha e se desculpou, publicamente, em nome da empresa. "Nós lamentamos profundamente o que está acontecendo. Pedimos desculpas aos nossos clientes, especialmente aos clientes das grandes empresas, estamos tentando de todas as formas identificar o problema e restabeler o sistema o mais rápido possível."
Questionado pela reportagem da CBN sobre um plano de contingência para evitar a pane, Valente respondeu que a complexidade do problema também afetou o plano B. "Nós sempre temos as redes contingenciadas, mas como eu disse é um problema complexo e raro e também nossos sistemas de contingência foram afetados."
Segundo o Idec e outros órgãos de defesa do consumidor, a Telefônica é obrigada a ressarcir os usuários afetados pelo tempo que ficaram sem o serviço. Sobre esta questão, o executivo disse à CBN que a prioridade da empresa é identificar o problema. "(...) A única coisa que posso dizer nesse momento é que essa é nossa prioridade. E que também a Telefônica é uma empresa que conhece perfeitamente as suas obrigações e as regras que tem de seguir."
Esta não é a primeira vez que o Idec faz a recomendação sobre ressarcimento aos usuários do Speedy. Em 2006, o serviço de banda larga da Telefônica também ficou algumas horas fora do ar, mas em menor proporção do que a pane atual.
"Um problema como esse que estamos vivendo agora nós nunca tínhamos vivido e muito menos temos conhecimento no mundo que outra empresa esteja vivendo uma situação semelhante.", observou Valente.
Fontes ( MillerFilmes ): Caos ; Caos 2
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